19 de fevereiro de 2010

Curso de ressuscitação Cardio Pulmonar em grandes empresas

A importância em ter uma equipe preparada para uma emergência

Muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas trabalhando e para evitar que os funcionários corram riscos é cada vez mais comum grandes empresas investirem em treinamentos de primeiros socorros e brigadistas de incêndio.

Ter uma equipe preparada para situações atípicas eleva a qualidade de trabalho, já que os funcionários estão seguros de que se algo acontecer haverá um socorro inicial. A recomendação médica é que existam também funcionários treinados para uma possível ressuscitação num quadro de parada Cárdio Respiratória
Considerando a estatística de que alguns dos funcionários podem ter uma emergência do gênero no trabalho, grandes empresas começaram a investir no BLS, Curso Básico de Suporte à Vida, em que ao menos parte dos funcionários sabem identificar uma parada, prestar os primeiros socorros e chamar ajuda no tempo devido, e em algumas situações, se necessário, utilizando o Desfribilador Externo Automático aumentando de 4 a 5 vezes as chances de sobrevida da pessoa que passar mal.
Mas se mesmo diante de situações assim, a empresa não se prontificar a treinar parte dos funcionários ou até mesmo investir em um aparelho de ressuscitação, quando os médicos chegarem ao local e não houver ninguém fazendo nada as chances de sobrevida diminuem drasticamente para 0.
“Seria ideal que todo o quadro de funcionários fosse preparado, mas a equipe médica orienta que ao menos um em cada setor e o time de brigadistas de incêndio tenha esse treinamento”, diz o Dr. Agnaldo Píspico, Diretor do Centro de Treinamento de ressuscitação cardíaca.
Ele ainda afirma que não há nenhuma restrição para quem quiser fazer o curso, que é justamente voltado para quem não é da área médica, a idade inicial é de 12 anos e é exigido um mínimo intelecto para que a pessoa assimile a responsabilidade que o curso exige.
As orientações do curso são básicas e fáceis de serem aprendidas, de todas funções as principais são o reconhecimento de uma parada cardíaca, saber chamar ajuda em tempo, as manobras de ressuscitação cardio pulmonares, com ênfase nas manobras de compressão do tórax e a utilização do desfribilador externo automático.

0 comentários:

Postar um comentário